sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Ligações mais baratas? Será mesmo!!!

Saiba economizar na conta telefônica em 2007 com os novos planos de minutos. Por Eduardo Tude.

Está confirmado. A partir de março de 2007 as chamadas locais de telefones fixos deixam de ser faturadas em pulsos e passam a ser faturadas em minutos (a cada 6 segundos). A Anatel aprovou dois planos de serviço que serão oferecidos de forma obrigatória pelas operadoras:

Plano Básico - o custo mínimo de cada chamada é o equivalente a 30 segundos de conversação e não são cobradas chamadas com duração inferior a 3 segundos. Neste plano o preço do minuto é de cerca de 65% do valor do pulso atual. A franquia na classe residencial é de 200 minutos.

Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (PASOO) - o usuário paga uma taxa inicial de completamento para cada chamada equivalente a 4 minutos de conversação. Neste plano o preço do minuto é de cerca de 25% do valor do pulso atual. A franquia na classe residencial é de 400 minutos.

Embora os planos tenham sido criados de modo a não alterar a receita total das operadoras, podem ocorrer variações nas contas individuais devido à forma aleatória com que o pulso tarifava as chamadas. Dependendo do perfil de chamadas de um usuário em particular, a sua conta mensal pode aumentar, ou diminuir, de acordo com o plano escolhido.

O Plano Alternativo (PASOO) é o mais indicado para usuários que costumam fazer chamadas de longa duração como acesso à Internet no horário normal de tarifação (durante o dia). Quem optar por este plano não terá surpresas. O valor da conta telefônica referente às chamadas locais fixo-fixo será muito próximo do atual.

O Plano Básico é vantajoso para aqueles que costumam fazer muitas chamadas com duração inferior a 3 minutos. Segundo levantamento da Anatel mais de 78% das chamadas telefônicas têm duração inferior a 4 minutos. Os usuários que se enquadrarem neste perfil podem obter ganhos ao optar por este plano.

Estão disponíveis ainda os planos alternativos oferecidos pelas operadoras que incluem franquias maiores de minutos. O plano mais adequado para cada um depende de quantos minutos são utilizados em chamadas para telefones fixos por mês.

É sempre bom lembrar que esta mudança afeta apenas o custo das chamadas locais feitas de um telefone fixo para outros telefones fixos. As chamadas de longa distância e para celulares já são cobradas em minutos e não serão afetadas por esta mudança.

As chamadas para celulares, em particular, têm se tornado o item de maior peso nas contas de telefones fixos. O telefone fixo nem sempre é a melhor alternativa para este tipo de chamada. As operadoras de celular estão oferecendo vários planos com preços baixos para chamadas entre celulares da mesma operadora, principalmente para números pré-escolhidos.

Finalmente é importante ressaltar que juntamente com os novos planos em minutos a conta telefônica passará a apresentar um detalhamento das chamadas locais para telefones fixos, o que permitirá um melhor controle de gastos, principalmente para aqueles que utilizam internet discada.

Felizes mesmo devem estar os moradores de 2.301 municípios brasileiros onde Telemar e Brasil Telecom decidiram que não valia a pena implantar a conversão de pulso para minuto. Os moradores destes municípios deixarão de pagar pelas chamadas locais para telefones fixos a partir de julho de 2007.

Eduardo Tude é Engenheiro de Telecomunicações há mais de 25 anos, tendo ocupado posições de Direção em várias empresas do setor. Atualmente é sócio e presidente da Teleco. Na coluna o especialista aborda as novidades do mercado de telecomunicações no Brasil. E-mail: etude@teleco.com.br .

Nenhum comentário: