terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Rede Bristol investe em telefonia e reduz custos em 70%

Em março de 2007, os 25 empreendimentos da rede de hotéis Bristol estarão usando não só o novo PABX digital adquirido pela empresa há 1,5 ano, como também estarão fazendo ligações por meio da tecnologia VoIP (voz sobre IP).

A empresa conta que estava crescendo e o sistema analógico já não estava atendendo as necessidades da empresa. “Ao invés de investir alto para expandir esse modelo e ainda continuar pagando assinaturas, decidimos por trocar a infra-estrutura e partir para a era digital”, conta o gerente de TI da Rede Bristol, Claison José Lima.

Nos três meses que se seguiram à opção pela migração, a empresa trabalhou na implementação da nova tecnologia. “Investimos em links dedicados e também percebemos que havia a possibilidade com o VoIP”, afirma.

Depois de tudo isso, a empresa obteve economias consideráveis. Só pela mudança do PABX, a redução de custos ficou entre 60% e 70%. Quando forem somados os valores que deixarão de ser gastos com ligações interurbanas, haverá redução de mais 70%. “Ainda não podemos mensurar exatamente, porque apesar de a central estar já estar implementada, ainda faltam algumas unidades”, detalha.

Lima comemora também o fato de que hoje não é mais necessária uma linha telefônica para cada telefone. “Agora 30 ramais ficam concentrados em uma só linha”, relata. A ferramenta fornecida pela Tellfree permite redução de custos principalmente porque existe uma distância significativa entre as unidades, que estão espalhadas por todo o Brasil.

Mas as vantagens não são apenas para a corporação. “Os hóspedes também terão acesso às linhas VoIP, o que barateia as ligações para outros estados e países”, conclui.

Nenhum comentário: